Nesse método, a parceira faz um tratamento hormonal com hormônios para estimular o desenvolvimento do(s) folículo(s), que contêm um óvulo cada em seu interior. Quando ele atinge o tamanho ideal, a mulher utiliza outro hormônio para induzir a liberação do óvulo (ovulação).
Este processo é indicado principalmente para mulheres com disfunção ovariana, que é o caso da síndrome dos ovários policísticos, também chamada de SOP, uma das principais causas de infertilidade por ausência da ovulação.
A inseminação intrauterina é um dos métodos mais comuns devido à sua baixa complexidade, pois apenas um dos gametas é manipulado: o espermatozoide. Para que ocorra, é importante que os espermatozoides, depois de coletados, sejam devidamente capacitados. A capacitação é um processo determinante, pois permite a separação dos espermatozoides mais ativos e aptos a fertilizar o óvulo. Tendo a quantidade desejável de gametas masculinos, o médico, então, deposita-os na cavidade uterina para que ocorra a fecundação in vivo nas trompas uterinas. Esse método tem cerca de 15% de sucesso e é recomendado para homens que apresentem o espermograma leve ou moderadamente alterado. Nesse tratamento, a mulher recebe a mesma estimulação ovariana da realizada na relação sexual programada.
Para os casais que não obtiveram sucesso após 3 ciclos de tratamento com a relação sexual programada ou com a inseminação artificial, ambas consideradas técnicas de baixa complexidade, é recomendado que se submetam à FIV (fertilização in vitro). Essa técnica é também indicada como primeira opção para diversas indicações.
Semelhante à FIV, a injeção intracitoplasmática difere-se apenas na etapa final, já que, nesse caso, a inseminação (colocação do espermatozoide junto do óvulo) é feita por injeção diretamente dentro do óvulo. Com o auxílio da micromanipuladores e utilizando-se de uma agulha finíssima, o espermatozoide é colocado diretamente no interior do óvulo. Inicialmente essa técnica era indicada para casos de fator masculino grave. Atualmente é usada rotineiramente em todos os casos.
O congelamento de óvulos está indicado para mulheres que não podem, ou não desejam, uma gravidez no momento atual ou em um futuro próximo. Quanto mais jovem for realizado o congelamento, melhor a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro.
O congelamento de embriões é feito pela técnica de criopreservação e indicado para casos selecionados. Por exemplo, quando não é possível usar no momento todos os embriões resultantes do tratamento. Outra situação indicada é quando o casal deseja preservar a fertilidade para tentar a gestação em outro momento, que pode ser programada para meses ou até anos depois.
Na transferência de embriões congelados, inicialmente os gametas, tanto masculino quanto feminino, são coletados e fertilizados em ambiente especializado e preparado para o desenvolvimento do embrião até a fase em que será transferido para o útero da mulher.
Na gravidez entre casais homoafetivos as técnicas utilizadas são a fertilização in vitro(FIV) e a inseminação artificial, tanto para casais entre mulheres, quanto para homens.
Essa técnica é indicada para mulheres que não tenham mais óvulos ou possuam uma quantidade muito reduzida associada à baixa qualidade. Isso ocorre em idade avançada, menopausa precoce ou problemas relacionados à produção de óvulos. A doação é feita por uma mulher desconhecida, que também está em tratamento e compartilha os óvulos excedentes.
O útero de substituição é um procedimento que pode ser usada em situações nas quais a pessoa que deseja ter um filho biológico não tenha condição de gerar a criança. Ele é a doação temporária do útero de uma mulher à outra mulher, ou casal, que não pode gerar o próprio bebê. Indicado para mulheres que não possuem útero, que possuem algum problema nele, que removeram cirurgicamente ou casais homoafetivos podem recorrer à técnica.
A doação de esperma é uma alternativa para casais que apresentam problemas para engravidar, com ausência de espermatozoides. É uma opção também para casais homoafetivos do sexo feminino ou mulheres que desejam ser mães-solo (produção independente).
A FERTIBABY foi fundada em maio de 2008 em Belo Horizonte, pelo médico Leonardo Meyer de Moraes.
Em 2016, foi inaugurada a Fertibaby Ceará, localizada no Hospital Jório da Escóssia, sob a direção dos médicos e sócios Daniel Diógenes e Lilian Serio.
O objetivo inicial era atender inicialmente a demanda das regiões Norte e Nordeste. Porém, diante da repercussão dos altos índices de sucesso em seus tratamentos, a Fertibaby Ceará acabou se tornando também a clínica de reprodução assistida escolhida por pacientes de todo o Brasil e do exterior.
Dr Roberto didier iniciou seu atendimento ajudando casais a engravidar desde 2014 conciliando e facilitando a vida destes casais com tratamentos com algumas etapas em sobral e outras em fortaleza quando no ano de 2018 junto com a FERTIBABY inaugurou a Primeira clínica de reprodução assistida
da zona norte do estado do Ceará.
Dr. Roberto Didier é médico, especialista em ginecologia e obstetrícia e reprodução assistida, além de empreendedor. Sua paixão na obstetrícia é a reprodução assistida, o que faz com que tenha um foco importante em tratamentos para fertilidade de mulheres e casais que buscam o tratamento e desejam realizar o sonho de ser pai e mãe.
Atua também na área tradicional da Ginecologia, realizando atendimento pré-natal, ultrassonografia obstétrica e ginecológica, assim como realização de histeroscopia, cesariana histerectomia e demais procedimentos.
Carlos Roberto Barbosa Didier Filho é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2008), tendo cursado residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Geral Dr. Cesar Calls – Fortaleza/CE (2012), especialização em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela CETRUS – São Paulo/SP (2011-2013) e especialização em Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana Assistida pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – São Paulo/SP (2013-2014).
A nossa equipe é formada por profissionais extremamente qualificados.
Saiba mais sobre as técnicas de reprodução assistida que podem ajudar você a realizar seu sonho de construir uma família.
Veja os nossos exames disponíveis para saber como tratar a sua fertilidade e assim poder seguir com os tratamentos de fertilização.
Veja a melhor forma de você tratar de como irá trazer o seu bebê ao mundo.Fique sempre informada e veja os melhores tratamentos.
Estamos localizados na rua Av mons Aluízio pinto 1362 sala 106/107 Sobral , Ceará , 62051-225